Faculdade Arquidiocesana de Mariana

A Fundação Marianense de Educação – FME foi fundada em Mariana, Minas Gerais, no dia 31 de agosto de 1971. Foi sua instituidora a Arquidiocese de Mariana na pessoa do então Arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira. Sua finalidade primeira foi manter a Faculdade de Filosofia de Mariana como órgão de colaboração com o poder público.

Por muitos anos a FME atuou junto à Faculdade de Filosofia, criando e mantendo cursos, concedendo bolsas de estudos a alunos comprovadamente carentes, promovendo a assistência social aos estudantes através da criação e manutenção de serviços de saúde, biblioteca e outros.

Mais tarde a Faculdade foi agregada à Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. A partir daí a FME passou a atuar como colaboradora da Editora Dom Viçoso pertencente à Arquidiocese de Mariana.

Em 1988, com a chegada de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida na Arquidiocese de Mariana, a FME passou a atuar mais intensamente na área social, através de uma ação educacional e comunitária junto às famílias e comunidades, criando e mantendo Escolas, Centros Educacionais Comunitários, Centros Profissionalizantes e diversas obras sociais nos municípios da Arquidiocese.

Hoje a FME é a entidade mantenedora da Faculdade Arquidiocesana de Mariana; do Colégio Arquidiocesano em Ouro Branco com cursos do maternal ao ensino médio e profissionalizante; Casa da Figueira, uma obra de assistência a portadores de necessidades especiais em Mariana; Escola Família Agrícola de 5ª à 8ª série em Jequeri e uma Escola Família Agrícola de 5ª à 8ª série em Sem Peixe; Centro Educacional Lima Duarte, com cursos profissionalizantes e de geração de renda em Antônio Carlos; Comunidade Terapêutica Bom Pastor, em Ouro Branco; Centro Promocional Padre Ângelo, em Ouro Preto; Casa Lar para crianças/adolescentes em Congonhas; Centro Profissionalizante São José, para adolescentes em situação de risco em Mariana e o Grupo de Integração Social  ajuda a famílias carentes.