Faculdade Arquidiocesana de Mariana

Filosofia

 

Modalidade
bacharelado

Duração
6 semestres

Vagas
30  |  diurno

Corpo docente
composto por mestres e doutores na área

Avaliação do MEC
- uma das 5 melhores faculdades de Minas Gerais;
- um dos 3 melhores cursos de Filosofia de Minas Gerais e um dos 12 melhores do Brasil;
- nota máxima no Enade.

Vestibular
anual | em dezembro

Informações
(31) 3558-1439 | 8663-8317 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

_________________________________________________________________

Por que estudar Filosofia?


O que?
A Filosofia se caracteriza por um saber que busca integrar os vários aspectos da realidade, as complexas dimensões da existência humana e as diferentes formas e áreas de conhecimento. Ao invés de analisar as coisas de modo fragmentado, ela busca olhar o mundo de modo integral, sem contudo perder de vista a dinamicidade de perspectivas que o constituem.

Por que? 

Aqueles que se dedicam à atividade filosófica têm oportunidade de aprimorar seu senso crítico, a capacidade de interpretação e expressão verbal e escrita, a argumentação, o diálogo nas relações interpessoais e sociais, a sensibilidade para questões éticas, políticas e culturais, bem como a oportunidade de refletir sobre questões existenciais do ser humano.

Para que? 

O profissional formado em Filosofia poderá atuar como professor de nível básico, médio e superior, tanto na rede pública quanto privada de ensino. Também poderá dedicar-se à pesquisa em universidades e centros de pesquisa, integrar comitês de ética, atuar como escritor e palestrante, prestar consultoria em instituições de ensino e empresas. O curso de Filosofia é também requisito para aqueles que desejam dedicar-se à vida religiosa.

Como? 

No curso de Filosofia, o estudante será apresentado às questões fundamentais que o homem tem se questionado desde os primórdios da civilização a respeito da natureza, da sociedade, do transcendente e de si mesmo. Estas são algumas disciplinas que ele estudará: História da Filosofia, Antropologia, Ética, Política, Psicologia, Metafísica, Epistemologia, Lógica, Filosofia da ciência, Filosofia da arte, Filosofia da linguagem etc.