Faculdade Arquidiocesana de Mariana

 

Curso: Extensão em Libras

Área: Línguas

Carga horária: 60h/a

 

Apresentação e Justificativa:

O direito de acesso ao conhecimento e o reconhecimento da dignidade de todas as pessoas exigem uma sensibilidade e metodologia capazes de integrar todas as pessoas na vida social e acadêmica. Nesse intuito, o Curso de Extensão em Libras transforma a dinâmica do conhecimento na vida das pessoas portadoras de necessidades especiais permitindo-lhes a inclusão e o respeito no mundo acadêmico, pois garante o direito de comunicação, interação e participação nas dinâmicas de ensino-aprendizagem e na vida em sociedade.

Objetivos

Geral:

Apresentar os conteúdos fundamentais da comunicação em linguagem de sinais (Libras) permitindo às pessoas participar da vida acadêmica tanto na docência quanto na discência.

Específicos:

  • Favorecer o processo de ensino e aprendizagem;
  • Facultar às pessoas o acesso à comunicação e interação social;
  • Capacitar estudantes e professores para a prática da inclusão no ensino.


Público Alvo
:

Estudantes portadores ou não de necessidades especiais, professores e civis que estejam interessados em integrar as pessoas portadoras de necessidades especiais na vida social e acadêmica.

Ementa: Esta disciplina se propõe a introduzir conhecimentos básicos acerca do vocabulário da Língua Brasileira de Sinais, visando contribuir com a comunicação e interação entre surdos e ouvintes em todos os contextos da sociedade, bem como também visa apresentar os pressupostos históricos educacionais, linguísticos e culturais das comunidades de pessoas surdas no Brasil.