Faculdade Arquidiocesana de Mariana

Colóquio Filosofia Brasileira Século XIX dá continuidade ao Colloquium Scholastica Brasilis realizado pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) em outubro de 2016, em Mariana. Naquela oportunidade debateu-se o sentido da filosofia colonial a partir dos manuscritos filosóficos ainda inéditos do Brasil Colonial.

Esse ano será dedicado ao desdobramento do período colonial, a saber: o século XIX tanto com as lutas por independência quanto pela liberdade dos negros e a análise do lugar da mulher na sociedade.

Colóquio Filosofia Brasileira Século XIX contará com a presença de grandes nomes da filosofia brasileira: José Maurício de Carvalho (UNIPTAN), Márcio Cenci (CEF), Fernando D’Oca (IFSRG), Wander Costa (FDLM), Alfredo Culleton (UNISINOS), Roberto Pich (PUCRS), Marcelo Rangel (UFOP), João Pereira (FDLM), Lúcio Marques (FDLM), Paulo Margutti (FAJE), Antônio Joaquim Severino (UNINOVE), Mila Lopes (IESMA), Elke Pena (IFMG) e Maurício REIS (FDLM).

Para o Dr. Lúcio Álvaro Marques (FDLM), um dos organizadores do evento, esses dois eventos “situam-se na esteira da pesquisa em torno da Filosofia Brasileira e a constituição do lugar do ensino da filosofia na história brasileira. Ambos interrogam a legitimidade e o alcance do trabalho filosófico no âmbito nacional e serão sucedidos por outros eventos dedicados aos séculos XX-XXI e demais temas específicos da Filosofia Brasileira”.

O evento desse ano ocorrerá no auditório do Hotel Providência, na cidade de Mariana/MG, entre os dias 18 e 20 de outubro.

Para outras  informações e inscrições:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.famariana.edu.br/filosofiabrasileira
Telefone: (31) 3558-1439 

“A história da escravidão africana na América é um abismo de degradação e miséria que não se pode sondar”
Joaquim Nabuco, O Abolicionismo, 1883