Faculdade Arquidiocesana de Mariana

A inspiração surgiu no coração de Dom Luciano Mendes fruto de seu carinho com os seminaristas e os jovens, logo pensou: é necessário ter uma faculdade para reconhecer o curso de filosofia e formar a juventude para o mercado de trabalho. Assim nasceu há quatorze anos a Faculdade Arquidiocesana de Mariana-FAM, uma instituição fruto do zelo missionário do nosso saudoso pastor.

Nesse dia de aniversário temos muito que comemorar, são vários os presentes que recebemos, fruto de um trabalho árduo e de dedicação. O primeiro foi a notificação que foi aceito o recredenciamento da Faculdade junto ao Ministério da Educação e recebemos a nota 4, conforme nos explica padre Vander Sebastião, diretor geral da faculdade, “vale ressaltar que é a primeira vez que a faculdade alcança a nota 04 nesse tipo de avaliação. Isso nos dá grande alegria e esperança, estamos no caminho certo. Por outro lado, temos a responsabilidade de manter o padrão de qualidade alcançado. Estamos tomando consciência do significado dessa nota tão importante, mas podemos dizer que somos privilegiados, porque além de profissionais competentes temos a intercessão constante do Servo de Deus Dom Luciano a nosso favor”.

Mas o que significa essa pontuação? Professor Vander Sebastião explica: “o conceito 04 significa que o MEC considerou que nossa Instituição está atendendo de maneira quase perfeita às exigências do Ministério da Educação. Significa que o nosso recredenciamento terá validade de 05 anos e não apenas 03. Significa que fica mais fácil para pedir novos cursos junto ao MEC. Vale lembrar que são poucas as instituições que alcançam a nota 04 nesse tipo de avaliação. Por fim, a nota abre as portas para o crescimento e expansão da IES. 3 = suficiente; 4 = muito bom; 5 = excelente”.

Outro presente que recebemos foi a homenagem que Dom Geraldo Lyrio Rocha, por ocasião do ano vocacional sacerdotal, fez ao servo de Deus Dom Luciano Mendes autorizando a troca do nome de nossa instituição para Faculdade Dom Luciano Mendes, uma justa homenagem àquele que recebeu o título de doctor amoris e possui doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana.

O ano de 2017 é marcado por inovação em nossa instituição. Recentemente foi criada a Comissão de Comunicação e Marketing com o objetivo de divulgar a faculdade. De acordo com discente Fábio Machado é necessário investir para avançar: “A comunicação no mundo contemporâneo pede agilidade, leveza, verdade e credibilidade, ao investir em uma equipe de comunicação a instituição sinaliza que deseja conversar com todos os públicos e quem ganha com esse investimento é sem dúvida a comunidade, que aproxima cada vez mais do mundo acadêmico”. Também foi implantado o Núcleo de Apoio aos Discentes que oferecerá suporte psicológico e pedagógico àqueles que, porventura, tiverem algum tipo de necessidade em seu itinerário acadêmico.

Por fim, foi lançada a nova identidade visual da faculdade. A marca possui três dimensões: eclesial) através da letra “D” podemos perceber uma representação da mitra usada por Dom Luciano; cultural) através da letra “L” que simboliza as ruas de Mariana por onde andou o bispo homenageado; científica) a letra “M” que simboliza a dimensão científica através de um ícone de uma janela aberta, demostrando assim a disponibilidade e necessidade de abertura ao conhecimento e à verdade.

Muitos frutos foram colhidos ao longo desses 14 anos, e não podemos deixar de comemorar. Aproveitamos esta ocasião para expressarmos nossa gratidão à toda Comunidade Acadêmica da Faculdade Dom Luciano Mendes, que cotidianamente, oferece seu melhor para que o conhecimento e a verdade cheguem aos corações. Agradecemos igualmente ao clero e ao povo de Deus da Arquidiocese de Mariana a quem servirmos e que muitos nos apoiam. Reafirmamos nosso compromisso em constantemente renovar o nosso sim para avançar para águas mais profundas, em vista da construção de uma sociedade cada vez mais justa, esclarecida e solidária.