Faculdade Arquidiocesana de Mariana

As oportunidades batem em nossa porta e muitas vezes ficamos pensando será que vale a pena? Investir em uma pós graduação em História de Arte Sacra na atual conjuntura é de fato uma oportunidade? Sim é! Se qualificar para melhor atuar no mercado cada dia mais competitivo e em crise é o melhor caminho. Veja esses dois depoimentos sobre curso de História da Arte Sacra.

O encanto da Arte

 

A pós - graduação História da Arte Sacra, despertou em mim o desejo de contemplar e perceber o sentido artístico nas Igrejas. Com o passar do tempo o encantamento pelas expressões das artes ganharam espaço no meu ser pessoa e enquanto cristão o olhar pela arte Sacra me despertou interesse de estudo e conservação. 

 

As várias disciplinas estudadas introduziu me no profundo mistério apresentado. Nele pude perceber o valor da história da Igreja e da Arte Sacra dos primórdios até a contemporaneidade. Neste mergulho pude sentir o embalo melodioso das lindas canções litúrgicas em seu espaço Sagrado, onde a beleza dos revestimentos me apresentaram a estética cristã.

Ao caminhar pelas ruas e visitar as Igrejas históricas, extasiei me com suas colunas torças, suas balaustradas, suas ilhargas, e de modo especial seu espaço litúrgico sagrado do qual dou importância no trabalho final.

 Uso como pesquisa o espaço litúrgico da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, antes e depois do Concílio Vaticano II, sob a orientação do Prof. Me. Pe. Luiz Cláudio Vieira. 

 

Assim digo que o encanto da Arte é a Arte do encantar.

 

Rafael Lúcio da Silva Damasceno

Graduado em Filosofia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, graduando em Teologia pelo mesmo Centro de Ensino Superior e especializando em História da Arte Sacra pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana

 

 

Como experiência pessoal neste curso de pós-graduação, queria ressaltar dois pontos que falam mais forte em minha formação. O primeiro diz respeito ao espírito de zelo para com o patrimônio que foi despertado em mim. Durante a exposição dos professores em sala de aula e em visitas aos monumentos ficou muito evidente o tesouro histórico e artístico que se encontra ao nosso redor. O outro ponto que queria ressaltar é a qualidade do curso no que se refere à organização, professores e estrutura, além das amizades que foram construídas nesse período. Enfim, essa pós-graduação nos levou a um conhecimento maior sobre a arte sacra em nosso contexto, pois, conhecendo mais, amamos mais e cuidamos ainda mais.

 

Fabiano Milione

Graduado em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, graduando em  Teologia no Seminário São José em Mariana (MG) e especializando em História da Arte Sacra.

 

Faça sua inscrição pelo site da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (clique aqui).